IRON SHADOWS - O que aconteceu com o filme independente do cimério?

Conan quase teve mais um filme no currículo, e só não aconteceu por inexperiência dos produtores. Um resumo do que se sabe sobre a produção – por Fórum Conan



Saibam, guerreiros, que um misterioso e obscuro filme do cimério foi filmado na Tailândia entre 2013 e 2014. Ficaram curiosos? Pois é verdade, e ele ainda teve seu roteiro baseado em "Iron Shadows of the Moon", conto original de Robert E. Howard, publicado em abril de 1934 na Weird Tales (aqui foi adaptado para "Sombras de Ferro Sobre a Lua" pela Abril e lançada no Brasil na ESC nº 4).



O filme era definitivamente “indie”, de baixo orçamento, se o compararmos com os produtos de Hollywood e até mesmo para os nossos padrões do Brasil (algo em torno de 2 milhões de dólares). E não tenham grandes ilusões: para economizar com cenários e estúdios, o filme foi todo rodado nas ruínas de templos de Angkor Wat. Os atores extras foram aproveitados entre os carregadores de equipamentos, e mesmo o figurino de alguns principais ainda não estavam prontos horas antes de começarem as filmagens. E alguns finalizaram eles mesmos suas roupas. Sim, o clima era de um filme B mesmo! O que não invalida de forma alguma essa empreitada, mas é um dado importante.


Aparentemente, o filme parou na pré-produção, embora soubemos posteriormente que algumas cenas seriam refilmadas no Canadá, pois na Tailândia foram filmadas todas as externas possíveis em poucos dias. Entre essas cenas, seguramente seriam refilmadas as cenas em que aparece um gorila, uma vez que recentemente vieram à tona duas fotos inéditas de um novo traje, bem menos artificial que o primeiro.


Esquerda: primeiro traje do gorila | Direita: segundo traje, feito para refilmagem na pós produção.

O filme Iron Shadows foi dirigido por Kit Mallet e com roteiro escrito por sua irmã, Tonya Mallet, e ambos têm uma certa experiência no setor. Kit Mallet trabalhou em grandes produções como 300, Watchmen, Iron Man (mas não como diretor, e sim como dublê), já sua irmã Tonya Mallet afirmou ter lido todas as histórias do Howard e ter consultado estudiosos do trabalho do texano (mas isso não significa necessariamente qualidade, se ela não tiver talento pra roteiros). A produção ficou a cargo do produtor George Tan (Dragão: A História de Bruce Lee), que não goza de muita credibilidade no meio cinematográfico, o que acabou se provando durante a pré-produção. A falta de habilidade com que ele conduziu a produção do filme acabou por enterrá-lo de vez, chegando ao ponto de não honrar com vários compromissos financeiros da equipe.



A modelo e atriz canadense Andrea Stefancikova.

Tinha nos papéis principais o ator finlandês e ex-jogador de hóquei Pasi Schalin e a modelo e atriz tcheca Andrea Stefancikova (muito bonita por sinal) como Conan e Olívia, respectivamente. Sobre Pasi, não podemos falar muito pois sua carreira cinematográfica é praticamente inexistente (ele foi muito mais conhecido por ser jogador de hóquei profissional em várias equipes na Finlândia, Alemanha, Estados Unidos e Canadá), apenas sabemos que ele já estava pre-contratado quando o diretor assumiu o filme. Sobre a tcheca Andrea já existem mais coisas que seriam promissoras, caso o filme realmente tivesse sido lançado, pois ela é atriz profissional no Canadá, tendo participado de vários filmes independentes e algumas séries. Recentemente, foi lançado um filme canadense chamado Promiseland, que foi muito bem recebido pela crítica especializada, onde ela é protagonista e produtora.


Depois de rodarem todo o filme (em 3D!) na Tailândia, ele acabou sendo proibido pela Conan Properties, depois de muita confusão no tocante à direitos, ainda que o conto onde o filme se baseia já ter caído em domínio público. A alegação é de que Conan é uma marca registrada. Assim, melancolicamente numa canetada, o filme independente do Conan terminava, mesmo estando com praticamente todas as sequências filmadas. A atriz Andrea disse em uma entrevista que existe um corte do filme, montado, e imaginamos que esse corte foi usado para tentar convencer a Conan Properties. Mas parece que o tiro saiu pela culatra: Fredrik Malmberg (chefão da Cabinet Entertainment, que detém os direitos da marca Conan) chegou a assistir o corte prévio do filme e acabou com qualquer possibilidade de lançamento. No YouTube, você encontra um pequeno trailer (na verdade um resumo do filme). Mas existe um trailer com falas, e o melhor é que você pode conferir ele aqui:

Eu não posso dizer por vocês, mas... pessoalmente, tenho muita vontade de assistir esse filme! Afinal, quem aguentou assistir a bomba Conan o Bárbaro de 2011 com o Momoa, consegue assistir praticamente qualquer coisa...

229 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
BANNER-MENOR.jpg

PRECISAMOS DE VOCÊ NO

botao-banner-site.jpg
  • YouTube - Círculo Branco
  • Siga-nos!
  • Siga-nos!

© Fórum Conan o Bárbaro - 2020

logofo10.png