top of page

Vídeo | Conan e o Horror Cósmico

Atualizado: 19 de jun. de 2020

Um vídeo fantástico sobre a influência de H. P. Lovercraft na escrita de Robert Ervin Howard.


Texto por Marco Antônio Collares |Vídeo por Alexander Meireles da Silva*


Ilustração: Eric Powell.

Um tema muito comum nas narrativas howardianas, incluindo aquelas de Conan, é o Horror Cósmico, de H. P. Lovecraft. O Dr. Alexander Meireles da Silva, especialista em literatura fantástica trata no vídeo elencado a seguir, da importante relação entre Conan, de Robert Howard com o horror cósmico lovecraftiano e a visão de barbárie inscrita nas narrativas do cimério.



Os estudiosos em literatura e mesmo os fãs de literatura fantástica e de Conan em particular compreendem (no último caso, conscientemente ou não), as relações entre os Ciclos Narrativos de Conan com o horror cósmico lovecraftiano. Explica o professor Alexander nesse vídeo que a base do horror cósmico seria a tentativa de explicação, por parte dos ditos agentes da ordem (os acadêmicos, os eruditos e estudiosos em geral) acerca da existência e dos objetivos de diversas criaturas antigas e tentaculares, o que acarretaria, ao final da busca pelo conhecimento em si, na perda da sanidade dos mesmos.

A Torre do Elefante | Ilustração Abe Papakhian.

Isso se daria, muito em função da incapacidade da razão (civilizada) em encontrar explicações plausíveis para os horrores, até pelo fato de tais criaturas cósmicas serem carentes de sentido do ponto de vista da limitada psique e da própria razão humana - levando normalmente os agentes da ordem a insanidade diante do caos encontrado, gerando-se aqui o horror em todos os sentidos.


Pois bem. Mas diante dessa breve explicação acerca do horror cósmico de Lovecraft, fica a pergunta no ar: qual a relação desse horror com o Conan howardiano? O vídeo explica ao leitor do blog, fazendo-o compreender como a barbárie do cimério lida com os horrores lovecraftianos da Noite Antiga e os motivos pelos quais o bárbaro não perde sua sanidade diante de tais criaturas, vergando sua espada em meio ao caos dos recônditos mais sombrios da Era Hiboriana.


*O canal FANTASTICURSOS é o novo parceiro do nosso blog. Aproveite e SE INSCREVA NO CANAL AQUI.

248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

yag-kosha

Thoth-Amon

bottom of page